Minha Sacola
Sacola Vazia
21/06/2024

Coenzima Q10: quais os benefícios do uso desse suplemento que toda mulher 40+ precisa saber.

Entenda como sua suplementação é segura e benéfica para mulheres 40+.

 

Texto por: Caroll Martins

 

A Coenzima Q10 é uma enzima produzida naturalmente no corpo com alto poder antioxidante. É um componente crucial no ciclo de produção de energia primária, servindo de nutriente para nossas mitocôndrias. É também um agente antiinflamatório, além de antioxidante capaz de prevenir os danos induzidos pelos radicais livres e a ativação de vias de sinalização inflamatória. Embora a síntese de CoQ10 ocorra endogenamente, a capacidade do organismo para produzir a coenzima reduz proporcionalmente com o aumento da idade a partir dos 20 anos. 

 

Sua ingestão pode não ser suficiente para neutralizar deficiências fisiológicas ou patológicas e por este motivo, a suplementação nutricional de Coenzima Q10 pode ajudar a manter níveis adequados no organismo. O déficit dos níveis de ubiquinona que é a forma ativa da coenzima Q10 vem sendo estudado e associado a estados degenerativos e a diversas patologias, como doenças cardiovasculares, musculares e cognitivas.

 

Um dos maiores benefícios da Coenzima Q10 está relacionado a sua alta capacidade antioxidante. Sua suplementação é segura e benéfica para várias populações. Para pessoas fisicamente ativas a suplementação com certos antioxidantes é importante para acelerar a recuperação da fadiga e prevenir danos causados pelo exercício. 

 

Além disso, o estresse oxidativo está associado à redução da atividade fisiológica das defesas antioxidantes contra os radicais livres. Os níveis mais elevados de estresse oxidativo resultam no aumento de processos inflamatórios e risco de várias doenças. Com a suplementação de CoQ10 foi observada diminuição dos marcadores de estresse oxidativo, seguida de maior atividade antioxidante. 

 

Estudos vêm demonstrando a atuação da suplementação com coenzima Q10 na saúde cardiovascular, sistema imune, doenças hepáticas e alguns distúrbios neurológicos. Todos esses desafios são característicos da mulher 40+. A menopausa é uma fase que todas as mulheres vão passar e que exige cuidados especiais principalmente por apresentar maior risco cardiovascular, menor proteção neurológica e possível aumento do estresse oxidativo. A fase 40+ é um momento de mudanças em que a mulher está entrando na perimenopausa e os cuidados prévios são essenciais para a chegada da menopausa não afetar a sua qualidade de vida. A indicação é da suplementação de 100-300 mg de coenzima Q10 por dia.